30 de julho de 2009

> A famosa e grave GRIPE H1 (Suína)

É só mais uma doença? Sim! mais uma doença, que nesse instante está se agravando a cada dia porque de acordo com os médicos não existe nenhum anti-virótico, ou medicamento antibiótico capaz de curar com segurança as consequencias da gripe, que pode provocar graves infecções respiratórias, levando o paciente a óbito. Isso é uma realidade, triste sim, mas é!
Ora num país em que as autoridades sanitárias esperam o quadro se agravar e sair correndo atrás dos prejuízos, todos saem prejudicados. Trabalho num serviço de saúde pública, mais precisamente num Centro de Saúde onde medidas simples e básicas foram tomadas para prevenir contágio de funcionários e usuários; todos usam máscaras para atender ao público em geral, sem nenhum constrangimento de ambas as partes, pois, o usuário é esclarecido a respeito da gravidade da situação e os meios de proteção.
Qualquer pessoa pode chegar no Centro de Saúde, mesmo sem nenhum sintoma, solicitar no balcão da fármacia, e receber uma máscara para sua proteção individual.
As pessoas sintomáticas são atendidas com prioridade, em local apropriado, por funcionários devidamente esclarecidos e treinados para esta especificação.
Hoje porém, precisei me deslocar para um ambulatório de especialidades, para uma consulta médica com oftalmologista, localizado dentro de um HOSPITAL ESCOLA. Para minha surpresa, constatei que apesar da superlotação, e de uma mistura de adultos e crianças a espera de consultas previamente agendadas, ninguém fazia uso de máscaras, e conversando com algumas sem me identificar para não alvoroçar o local, constatei o mais grave ainda: algumas crianças aparentemente sadias, acompanhadas pela mãe, estavam expostas entre adultos, com sintomas de coriza, cefaléia, tosse, sem o menor esclarecimento.
Mais assustada ainda, soube que um hospital particular (desses que o convenio é tão caro..) que o mesmo, colheu secreções nasais e outros exames específicos, e encaminhou esse material, sem nenhuma NORMA DE SEGURANÇA, para o laboratório deste mesmo hospital a que me refiro, para os devidos exames de identificação da presença de virus H1.
Que é isso, uma brincadeira?? Será que esse hospital particular com tantos doutores e enfermeiros com méritos iguais de DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS iguais aos profissionais da área de sáude pública, estão sem informações... ou é negligencia mesmo?
Então peço a voces que leem o que eu escrevo aqui sobre SAÚDE que esclareça as pessoas que voces conhecem; temos que nós POVO nos precaver, orientar, porque as autoridades estão devagar e quase parando.
E tem mais, vacinas para gripe H1, com sorte só em 2010, e para pessoas que trabalham na saúde, polícia, rodoviaria, aeroportos, e os demais cidadãos ficarão para depois, não haverá material suficiente para produzir vacinas para toda a população.
Portanto, se cuidem, fica longe de quem está doente, use máscaras sem constrangimento, evitem aglomerações, como bares, cinemas, baladas, supermercados lotados, shoppings, igrejas, e fiquem em casa com segurança, até que alguém, tão bom como ALBERT HEINSTEIN descubre a solução.
Boa sorte a todos.

6 comentários:

aapayés disse...

Un gusto leerte. y que interesante tema tan actual como este..

Saludos fraternos
un abrazo muy grande

Gracias por compartirlo

J Araújo disse...

Sei muito bem do que você está falando. Chegamos ao ponto de não podermos mais espirrar sem chamar a atenção.

O povo está com medo, mesmo assim, a maioria acham feio usar máscara. Não sabemos até onde vai chegar essa epidemia.

Enquanto a população não se conscientizar da importância da prevenção o Vírus vai continuar espalhando o medo.
Previna-se, Use máscara em locais suspeito de transmissão.

Valeu o post.

Bjs

Rosana Ibanez disse...

E o governo diz que não devemos nos alarmar e que tudo está controlado!Meu Deus, a cada dia que passa as mortes aumentam no Brasil e as crianças, mulheres grávidas e idosos são os mais afetados. Mas não devemos nos alarmar, pois está tudo controlado, assim diz o Lula!
Brincadeira... Não sabemos o que fazer, essa é a verdade!
Um beijo

Oásis!! disse...

Muito boa materia Soninha!!esclarecedora, mas parece que muitos ainda não estão levando a serio!! aqui em Mauá ja temos alguns casos
o nosso médico do posto de saude esta afastado com suspeita!!as escolas estão paradas!!!enfim
estamos aqui presos em casa correndo riscos o minimo possivel!!!um abração bom fds

Cantodomeucordel disse...

Quantos morrerão até que algo realmente concreto da parte das autoridades seja efetivamente feito?

A vida humana está pedindo socorro.

Poético abraço.

Gilbamar

Daniel Savio disse...

Penso que seja a filosofia de menor custo e maior lucro, pois ao pagar um serviço, se espera que a qualidade do mesmo seja melhor...

Obrigado por nos informas sobre esta situação menina.

Fique com Deus, menina Sonia.
Um abraço.