30 de julho de 2009

> A famosa e grave GRIPE H1 (Suína)

É só mais uma doença? Sim! mais uma doença, que nesse instante está se agravando a cada dia porque de acordo com os médicos não existe nenhum anti-virótico, ou medicamento antibiótico capaz de curar com segurança as consequencias da gripe, que pode provocar graves infecções respiratórias, levando o paciente a óbito. Isso é uma realidade, triste sim, mas é!
Ora num país em que as autoridades sanitárias esperam o quadro se agravar e sair correndo atrás dos prejuízos, todos saem prejudicados. Trabalho num serviço de saúde pública, mais precisamente num Centro de Saúde onde medidas simples e básicas foram tomadas para prevenir contágio de funcionários e usuários; todos usam máscaras para atender ao público em geral, sem nenhum constrangimento de ambas as partes, pois, o usuário é esclarecido a respeito da gravidade da situação e os meios de proteção.
Qualquer pessoa pode chegar no Centro de Saúde, mesmo sem nenhum sintoma, solicitar no balcão da fármacia, e receber uma máscara para sua proteção individual.
As pessoas sintomáticas são atendidas com prioridade, em local apropriado, por funcionários devidamente esclarecidos e treinados para esta especificação.
Hoje porém, precisei me deslocar para um ambulatório de especialidades, para uma consulta médica com oftalmologista, localizado dentro de um HOSPITAL ESCOLA. Para minha surpresa, constatei que apesar da superlotação, e de uma mistura de adultos e crianças a espera de consultas previamente agendadas, ninguém fazia uso de máscaras, e conversando com algumas sem me identificar para não alvoroçar o local, constatei o mais grave ainda: algumas crianças aparentemente sadias, acompanhadas pela mãe, estavam expostas entre adultos, com sintomas de coriza, cefaléia, tosse, sem o menor esclarecimento.
Mais assustada ainda, soube que um hospital particular (desses que o convenio é tão caro..) que o mesmo, colheu secreções nasais e outros exames específicos, e encaminhou esse material, sem nenhuma NORMA DE SEGURANÇA, para o laboratório deste mesmo hospital a que me refiro, para os devidos exames de identificação da presença de virus H1.
Que é isso, uma brincadeira?? Será que esse hospital particular com tantos doutores e enfermeiros com méritos iguais de DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS iguais aos profissionais da área de sáude pública, estão sem informações... ou é negligencia mesmo?
Então peço a voces que leem o que eu escrevo aqui sobre SAÚDE que esclareça as pessoas que voces conhecem; temos que nós POVO nos precaver, orientar, porque as autoridades estão devagar e quase parando.
E tem mais, vacinas para gripe H1, com sorte só em 2010, e para pessoas que trabalham na saúde, polícia, rodoviaria, aeroportos, e os demais cidadãos ficarão para depois, não haverá material suficiente para produzir vacinas para toda a população.
Portanto, se cuidem, fica longe de quem está doente, use máscaras sem constrangimento, evitem aglomerações, como bares, cinemas, baladas, supermercados lotados, shoppings, igrejas, e fiquem em casa com segurança, até que alguém, tão bom como ALBERT HEINSTEIN descubre a solução.
Boa sorte a todos.
Postar um comentário